15 de agosto de 2011

Matéria do The Place || Equipe da Ufersa visita assentamento em Governador


Uma equipe de professores, técnicos e alunos da UFERSA estiveram visitando e prestando assessoria aos moradores do Assentamento Terra da Esperança (Sítio Pitomba) no sábado passado.

A assessoria de imprensa da UFERSA noticiou a visita e copio e colo a matéria:

Discutir a sustentabilidade do assentamento Terra da Esperança. Com esse propósito, uma equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido esteve no último sábado, 13, no assentamento, localizado no município de Governador Dix-Sept Rosado. O Terra da Esperança possui 113 famílias, divididas em uma área total de 6.297 hectares.

A equipe da UFERSA, liderada pelo professor João Liberalino e pelo coordenador da IAGRAM, Giorgio Mendes, ouviu dos pequenos agricultores que integram a Associação dos Moradores do assentamento Terra da Esperança, os principais problemas enfrentados na comunidade. Na ocasião, foi eleita uma comissão que será o elo entre a associação e a Universidade. A comissão será responsável pelo cadastramento de todos os moradores, que sinalizarão o desejo de receber assessoria técnica da UFERSA em uma ou mais alternativas de produção. Além da agricultura familiar, os assentados desenvolvem atividades na área de caprinocultura, apicultura e produção de cajarana.

Realizada na sede da Associação Projeto Assentamento Terra da Esperança, a reunião serviu para o conhecimento, por parte da comitiva da UFERSA, dos potenciais da comunidade, para a criação de um plano que visa a sua sustentabilidade econômica. “Depois que tivermos esse mapeamento, poderemos por em prática o plano de assessoria técnica e científica, para a sustentabilidade econômica do assentamento”, afirmou o professor acrescentando que “a tecnologia tem que ser adaptada ao lugar. Não há desenvolvimento sem a avaliação e o gerenciamento de uma determinada economia, e esse é o nosso principal objetivo”, complementou.

Entre os membros da associação a expectativa é positiva. “Temos que prestar bem atenção no que a equipe da UFERSA tem para nos ensinar. É difícil trazer uma universidade tão respeitada para nossa comunidade”, discursou para os presentes o morador Andrés Sousa. Quem concorda com ele é o Presidente dos Produtores de Leite da localidade, Raimundo Avelino. “É hora de ver qual os setores que queremos trabalhar, pois com a assessoria da UFERSA poderemos nos manter com responsabilidade social e ambiental”, acredita.

Entre os pontos apresentados pelos moradores, os professores da UFERSA perceberam diversas opções para manter as famílias que moram no assentamento. A criação de aves, caprinos, bovinos, do milho, da batata, do mamão e do mel, foram citados entre os professores. “Mas para que toda essa produção tenha sucesso e o meio ambiente seja preservado, é preciso realizar o manejo da caatinga”, indicou o professor João Liberalino, que ainda sugeriu a recuperação dos 20% da floresta nativa que foi desmatada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário